quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A lenda da Fonte do Forno gravatai rs

A lenda da Fonte do Forno

       O fornecimento de água era bastante precário no início do século XX. Devido a isso, a população utilizava poços e fontes naturais nos fundos dos quintais. Na metade do século XIX, na Aldeia dos Anjos (Gravataí), surgiu a idéia de construir uma fonte pública. No ano de 1862 foi construída então a Fonte do Forno, que se tornou o principal ponto de captação de água da Aldeia dos Anjos naquela época, tornando-se, muitos anos depois, ponto turístico da cidade.

       Na época, uma comissão foi formada para a construção da fonte. Compuseram o grupo os tenentes-coronéis André Machado de Moraes Sarmento, Felisbino Antônio Alves e Manoel Joaquim Garcês Cabeleira, além do capitão Antônio Rodrigues da Fonseca e de José Francisco de Jesus.

       Tais fontes deveriam ser cobertas com uma abóbada formada de cal, areia e tijolos e fechadas na frente com uma cancela de ferro. Apesar da comissão formada para a execução da obra, segundo a tradição popular, a fonte foi feita por mestre Augusto, seguindo ordens do coronel Fonseca, então intendente de Gravataí. Devido a seu formato, a construção foi batizada de Fonte do Forno.

       A vertente provia água não só aos habitantes de Gravataí, como também a moradores de vilarejos vizinhos e a cavalarianos que freqüentemente passavam por ali e paravam para se refrescar, aproveitando para encher seus cantis com água fresca.

A lenda da Fonte:
Além de abastecer de água a população, existe uma lenda que diz que todos os dias, ao entardecer, um anjo saciava sua sede na fonte, atribuindo-lhe um poder mágico. Segundo a crença, quem bebesse daquela nascente jamais se afastaria da vila, ou se isso ocorresse logo voltaria. Devido a esta fábula, as jovens levavam os namorados ao local para tomar água, na esperança de garantirem seus amados.

Patrimônio histórico:
A fonte está na Praça do Forno, entre a avenida Nossa Senhora dos Anjos e a rua Anápio Gomes, no centro de Gravataí, podendo ser visitada em qualquer dia e horário. O lugar tem área de 1.287,00m² com vegetação de arbustos e uma amoreira. A Fonte do Forno foi tombada como patrimônio histórico do município através do decreto nº 4.367/00.