sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A sonda Venera13 teria captado alguma forma de vida em venus

O Canal  de notícias SeuHistory recentemente publicou artigo baseado em fontes publicadas no canal russo “Russia Today” afirmando que o respeitado cientista russo Leonid Ksanfom


aliti teria afirmado que imagens supostamente “secretas” de Vênus mostrariam a possível vida nesse planeta.

A sonda Venera13 e a polemica da vida em venus - arquivo pesquisa urandir ufologia brNa verdade o cientista russo afirmou ter encontrado sinais de vida em Vênus nas fotografias tiradas por uma sonda soviética há 30 anos. Esse fato não é novo, pois foi noticiado em alguns jornais em 2012, como no Sputnik News Science. No entanto, as análises posteriores sugerem que o cientista estaria dando vida para as lentes da câmera da sonda que realizou as fotografias.

De acordo com o serviço de notícias russa Ria Novosti, Leonid Ksanfomaliti, respeitado membro da Academia Russa de Ciências, que trabalhou em missões soviéticas não tripuladas para Vênus durante os anos 1970 e 80, escreveu na época um artigo na revista “Pesquisa do Sistema Solar”. No artigo, ele chama a atenção para vários objetos fotografados pela sonda Venera-13, uma mini nave espacial que pousou em Vênus em 1982. Os objetos, incluindo recursos descritos como um disco e um animal similar a um escorpião, parecem mudar de local de uma foto para a outra. Na época ainda Ksanfomaliti afirmou para a Ria Novosti “Vamos com ousadia sugerir que as características morfológicas dos objetos nos permitiriam afirmar que eles possuem vida”.

Se o cientista realmente sugeriu que as fotografias antigas, que não eram secretas, pois foram divulgadas oficialmente, poderiam apresentar criaturas vivas que de alguma forma foram negligenciados nos anos 80, ou se suas palavras foram mal traduzidas ou mal interpretadas, a alegação ganhou manchetes ao redor do mundo em 2012.

Dessa forma, o SeuHistory trabalhou em cima de uma informação antiga, reafirmando uma antiga notícia que já havia sido contestada há tempos.

De fato, em uma imagem, a sonda Venera-13 é vista estacionada no primeiro plano rochoso de Venus e um objeto em forma similar a um caranguejo está a centímetros da sonda. Em outra imagem, também feita pelo Venera-13, este objeto em forma de caranguejo parece estar em um local diferente. De acordo com Jonathon Hill, um planejador técnico de pesquisa e da missão no Centro de Pesquisa “Mars Space Flight” da Universidade Estadual do Arizona, que processa muitas das imagens tiradas durante missões a Marte da NASA, versões de alta resolução das imagens da sonda Venera-13 mostram que o objeto em forma de caranguejo é na realidade um componente mecânico, não uma criatura viva. O mesmo objeto aparece em uma fotografia registrada no pouso de uma sonda idêntica, a Venera-14 também no solo de Vênus.

ufologia br - vida em venus - seria um escorpião venusiano... pesquisa urandir ufologia 2015“Se esses objetos já estavam na superfície de Vênus, quais seriam as chances de que a Venera-13 e a Venera-14, que pousou cerca de 1.000 quilômetros de distância, registrassem o mesmo objeto a poucos centímetros no solo e nas mesmas posições relativas? Faria muito mais sentido ser um pedaço da sonda projetada para ejetar durante a implantação de um dos instrumentos científicos”, afirmou Hill.

Então, de acordo com a NASA, os objetos em semicírculo são as proteções das lentes da câmera das sondas Venera depois eles aterrissaram. O porquê de elas parecem estar em lugares diferentes nas duas fotos da Venera-13 é explicado por Ted Stryk, um editor de fotos que reprocessa e melhora as imagens dos programas espaciais americanos e soviéticos: “A Venera-13 tinha duas câmeras, uma na frente e outra na parte de trás. Uma imagem mostra a tampa da lente da câmera frontal e a outra mostra a tampa da lente da câmera traseira, e não uma tampa da lente que se movia”,

A outra fotografia marcada por Ksanfomaliti, que supostamente mostra uma criatura em forma de escorpião, contém na verdade um borrão. “Os recursos que mostra Ksanfomaliti são nada mais do que ruído processado, na melhor das hipóteses, em algumas versões particularmente ruins das imagens. Eles não estão nos dados originais”, afirma Stryk.

Se a foto foi propositalmente borrada ou não com o objetivo de esconder alguma evidência de vida em Vênus, provavelmente não saberemos. De qualquer forma, sabemos que as agências espaciais tentam ocultar a qualquer custo evidências de vida extraterrestre.