Anúncio espetacular da existência de água líquida em determinadas épocas do ano em Marte acirra a discussão de vida no planeta, que será realizada no Fórum Mundial de Ufologia
Marte tem sido, ao lado de Vênus, o principal destino dos exploradores robóticos da Terra. A favor do Planeta Vermelho está o fato de ser muito menos hostil que o mundo mais próximo do Sol, e em quarenta anos de exploração mais a fundo tem mantido na ordem do dia o debate sobre vida alienígena. Havia muito se tinha certeza da presença de água, presente na forma de gelo nas calotas polares e depósitos subterrâneos, e talvez mesmo bolsões de água líquida no subsolo do planeta. A extraordinária descoberta, anunciada no último dia 28 de setembro, de que água líquida salgada flui por vários locais de Marte, tornou obrigatório debater se criaturas vivas existem no planeta.
Nos próximos 03 a 06 de dezembro, 25 dos melhores pesquisadores do Brasil e do mundo estarão no VII Fórum Mundial de Ufologia (IV UFOZ 2015), debatendo os mais variados aspectos da presença alienígena na Terra e no Sistema Solar. O anúncio da NASA e a possibilidade da existência de vida em Marte serão alguns dos principais tópicos desse grande debate, e também será discutida a teoria, defendida por muitos dentro da pesquisa do Fenômeno UFO, de que Marte já foi habitado por uma avançada civilização no passado, ou ao menos visitado por uma.