quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Quem são os misteriosos homens de preto da ufologia?

Eles vestem preto, ameaçam, provocam medo, são misteriosos e aparecem, geralmente, logo após um avistamento de objetos não identificados ou contatos com alienígenas. Até hoje esse é um grande mistério que ronda a ufologia.
No cinema, confirmado desde 2012, Homens de Preto 4 finalmente parece estar perto de se tornar realidade em 2015. Os fãs do cinema aguardam ansiosos a estreia de um dos longas mais esperados do ano. Já na ufologia, os Homens de Preto são personas non grata.



Os primeiros casos envolvendo os homens de preto surgiram na década de 40, quando várias testemunhas de avistamentos de UFOs e de alienígenas foram procuradas em suas casas por homens altos, de pele branca, sem pelos ou cabelos, vestindo ternos, chapéu e gravata pretas e camisas brancas.Esses homens ameaçavam essas pessoas, dizendo que se voltassem a falar para alguém sobre o que tinham visto, coisas ruins iriam acontecer à elas e seus familiares. Muitos pesquisadores também afirmam que foram ameaçados pelos Homens de Preto. Para alguns ufólogos, esses indivíduos são agentes secretos do Governo, principalmente dos EUA, enquanto outros dizem que são extraterrestres e até robôs. A verdade é que sejam quem for, suas aparições são sempre cercadas de grande medo e ameaças.

thiago

Conversei com Thiago Luiz Ticchetti, coeditor Revista UFO, coordenador da Revista UFO Brasil: www.ufo.com.br e membro da  Comissão Brasileira de Ufólogos – CBU sobre as possíveis intenções dos homens de preto.

Adriana Santos: Os Homens de preto tem contato direto com os extraterrestre?

Thiago Luiz Ticchetti: Eu acredito que não. Na minha opinião eles seriam agentes do governo dos EUA com a tarefa de ameaçar as testemunhas de casos ufológicos. Na década de 40, quando teve início a Era Moderna da Ufologia, as autoridades norte-americanas foram inundadas de relatos desde avistamentos de UFOs, passando por contatos com extraterrestres, até a quedas desses aparatos voadores. Creio que num reflexo de desespero, eles queiram é calar a boca de todos, pois não sabiam como lidar com a situação.

Adriana Santos: Por que são sempre três homens? Há um motivo especial? O número me parece um pouco cabalístico?

Thiago Luiz Ticchetti: Nem sempre são três. Na maioria das vezes são dois homens de preto que surgem.

Adriana Santos: Os Homens de Preto são humanos, extraterrestre ou um misto dos dois?

Thiago Luiz Ticchetti: Para mim são seres-humanos, mas como eu disse, alguns acreditam que eles sejam extraterrestres e até robôs. Por exemplo, em um caso ocorrido em 1952, em Albany, estado norte-americano do Kentucky, uma testemunha de um avistamento de UFO foi visitada por um Homem de Preto que começou a lhe fazer perguntas e respostas em tom de ameaça. Em um determinado momento, o MiB (Man in Black, Homem de Preto) começou a aparentar estar ficando “sem energia”. Sua fala ficou mais lenta. Imediatamente o visitante se levantou e começou a andar com dificuldade em direção à porta da casa. Segundo o assustado morador, “ele se parecia com um robô com as baterias acabando”.

Adriana Santos: Os Homens de Preto tem alguma ligação com a Nasa?

Thiago Luiz Ticchetti: Não acho. Eles tem ligações com as agências de segurança nacional dos EUA, até mesmo uma que não seja conhecida.

Adriana Santos: Como e quando ele parecem?

Thiago Luiz Ticchetti: Eles simplesmente apareciam na porta da pessoa. Em alguns relatam, eles literalmente surgiam na sala da casa da testemunha. Eles surgem no mesmo dia, poucas horas após o avistamento, ou então no dia seguinte.

Adriana Santos: Precisamos temer os Homens de Preto?

Thiago Luiz Ticchetti: Quem já teve encontros com eles certamente diria que sim, tamanho o medo que eles impõe à essas pessoas.

Adriana Santos: Os Homens de preto atuam no Brasil?Thiago Luiz Ticchetti: No Brasil nunca ouvi falar de homens de preto, mas há sim vários casos onde agentes em trajes civis e até fardados que “visitaram” as testemunhas ameaçando e também tentando comprar o seu silêncio.

Adriana Santos: É verdade que muitos ufólogos são ameaçados e alguns morreram de forma misteriosa. Os Homens de Preto são responsáveis pelas mortes?

Thiago Luiz Ticchetti: Sim. O ex-assessor do governo dos EUA e astrônomo amador Timothy Ford revelou que nos últimos 30 anos, muitos ufólogos e especialistas em armas espaciais dos EUA e do Reino Unido morreram misteriosamente. Embora a maioria deles morreu de suicídios ou acidentes, Ford suspeita que a morte pode ter sido causada pelas agências de inteligência dos governos desses países de por eles “saberem demais”.Timothy Ford descobriu que o primeiro a morrer em circunstâncias misteriosas foi o astrônomo Morris Jessup de Rockville, Indiana. Com um mestrado em astronomia, dedicou a sua vida a pesquisar o fenômeno UFO. Ele teria cometido suicídio em abril de 1959.Outra morte misteriosa foi a do físico da Universidade do Arizona, James Edward McDonald, em junho de 1971, que entrevistou pelo menos 500 testemunhas de avistamentos de UFOs. Ele matou-se com um tiro na beira de um riacho perto da cidade de Tucson, Arizona.  Esses são só dois exemplos.