sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Corpo seco: A Lenda Brasileira

A cultura brasileira é muito rica em lendas, são tantas que as vezes esquecemos algumas. Uma que, por exemplo, se perdeu foi a do Corpo Seco, a qual iremos tratar agora, talvez por ela não ter tanto apelo, quanto lobisomens ou o próprio Saci, acabe por não ser uma “preferência nacional”.

O que, em suma, não faz com que ela se torne menos interessante que as demais. Pois bem, chega de conversa e vamos a lenda:

O Corpo Seco
Segundo os antigos, Corpo Seco era um menino malcriado que vivia respondendo sua mãe, xingando, reclamando, não a obedecendo e, quando ficou mais velho, por volta dos 15 anos de idade, começou a bater nela.

Como se isso já não fosse um absurdo enorme, por volta dos 20 anos ele estuprava sua mãe constantemente e assim foi durante três décadas. Até que, no leito morte, sua mãe lhe amaldiçoou “Que tu fiques preso a terra até os últimos dias da sua vida, que sua pele se torne parte dos seus ossos e que sua fome nunca acabe”.

O menino, que agora se tornara adulto, não deu ouvidos e enterrou sua mãe no fundo de seu casebre, com o passar dos meses, ele percebeu que seu corpo estava mudando, ele estava cada vez mais magro, mesmo se alimentando cada vez mais, seu cabelo estava caindo e seus dentes estavam com a raiz cada vez mais aparente.

corpo-seco-1Passado um ano da morte de sua mãe, o homem já não era mais uma figura humana. Sua pele estava pálida, seca ao ponto de que um movimento brusco a rompia, seu corpo era coberto por feridas, ele não sentia mais paladar, não conseguia mais se alimentar e sua dieta, basicamente, era carne crua.

A transformação


Certo dia, quando estava indo em direção ao riacho que ficava próximo a sua casa, ele se sentiu mal e desmaiou, quando acordou não conseguia se mover direito, pois estava preso pelas raízes da arvore.

Estranhamente, as raízes haviam penetrado a sua pele, fazendo com que ele se tornasse parte da árvore, provocando uma dor horrível caso ele tentasse arrancá-las. Pois bem, ele conseguiu se soltar, seus sentidos não eram mais os mesmos, ele podia sentir o cheiro de animais, enxergar no escuro e se mover sobre as arvores.

Ele deixara de ser humano, sua alimentação passou a ser pequenos animais, como ratos do banhado, aves e peixes. Toda noite era assim, com o raiar do sol se aproximando, ele se sentia tentado a voltar para a mesma arvore, no intuito de ser envolvido pelas raízes e, no fim do dia, sofrer a mesma tortura de arrancar as raízes e caçar.

Os anos foram passando e suas presas também, agora não eram meros roedores, agora o monstro que o homem havia se tornado caçava onças e, frequentemente, atacava o rebanho de fazendas vizinhas a floresta que ele habitava.corpo-seco-CAPA

Em certa noite, os fazendeiros organizaram uma caçada para tentar achar o responsável pela matança do gado, nesta noite o homem, que se tornara monstro, seria conhecido como corpo seco.

Foi então que, finalmente, ele chegou ao topo da pirâmide alimentar, ele provou carne humana pela primeira vez, e gostou, e cada vez mais ele sentia prazer em comer carne humana.

Aquilo era o mais perto de estar saciado que ele tinha chegado, desde ter se transformado naquela criatura. A partir de então, corre a lenda que qualquer um que entre numa floresta brasileira a noite poderá ser atacado pelo Corpo Seco.

Poderá? Isso é quase uma certeza, para pessoas do interior! Não se sabe o que o mata, o que o enfraquece, talvez ele seja imortal e sem fraquezas, por isso cuidado ao acampar.

Que tipo de criatura é o Corpo Seco?
O corpo seco se assemelha muito com Wendigo, uma espécie de espírito da floresta que era temido pelas tribos norte americanas. Segundo suas lendas, o Wendigo possuía o corpo de pessoas que praticavam atos de crueldade ou se alimentassem de carne humana.

corpo-seco-2O que foi o caso do homem que se tornou o Corpo Seco. Ele praticava atos terríveis contra sua própria mãe!


Esta história claramente foi usada para disciplinar crianças levadas, mas devo lhes dizer que fiquei com um certo medo de florestas agora.

E você, ficou com medo? Deixe seu comentário!

Não esqueça de compartilhar com seus amigos para que essa importante lenda nacional não seja perdida!