Encontram-provas-de-vida-apos-a-morte-
Podemos estar conscientes, mesmo após a morte do cérebro, algo que se pensava ser impossível, de acordo com um estudo recente.
Foi o maior estudo de experiências de quase-morte de todos os tempos. Pesquisadores da Universidade de Southampton estudaram por 4 anos as experiências de mais de 2.000 pessoas que sofreram parada cardíaca em hospitais do Reino Unido, EUA e Áustria.
Cerca de 40% dos que sobreviveram a parada cardíaca experimentado alguma consciência durante o tempo entre a sua morte clínica e o reinício do funcionamento do coração.
Assim, um homem de 57 anos contou aos cientistas que ao chegar a morte clínica ele estava fora do corpo e pude ver como os médicos o reviviam. Ele descreveu em detalhes tudo o que havia acontecido, o que seria impossível sem vê-lo.
“Nós sabemos que o cérebro não pode funcionar quando o coração para de bater”, diz Sam Parnia, diretor do estudo publicado na revista “Resuscitation“. “Mas neste caso a consciência permaneceu pelo menos três minutos após o coração parar de bater, ainda que o cérebro geralmente morra dentro de 20 ou 30 segundos.” Além de observar o que estava acontecendo ao seu redor, muitas pessoas mencionaram que eles viram uma luz brilhante ou o sol.
Parnia acredita que muitas pessoas podem ter experimentado algo semelhante, mas esqueceram por causa da medicação ou pensam que tiveram uma alucinação. “Muitas pessoas pensaram que eles tiveram uma alucinação, mas o que eles viram na verdade corresponde aos fatos”, disse Parnia, que espera que estudos futuros permitam saber mais sobre o que acontece conosco depois da morte.