Luzes misteriosas aparecem no Vale de Hessdalen, na Noruega a décadas. É o único lugar do planeta a ter um observatório que monitora 24 horas por dia o local em busca de registros das luzes não identificadas que aparecem na região.
O Vale de Hessdale
O cenário é de filme, maravilhoso. A temperatura nem tanto. Estamos falando de um pequeno vale localizado a 40 km da cidade de Roros, na Noruega, chamado de Hessdalen. Ele tem 15 km de extensão, sendo cortado pela rodovia Fv576, onde se situam as casas, bem espaçadas umas das outras, em sua maioria. O povoado é pequeno, com menos de 200 habitantes vivendo atualmente nele. A rodovia e as casas são cercadas pelas montanhas Ratvollfjellet, Rognefjell e Stordalshogda, que estão entre 900 e 1.000 m acima do nível do mar. Existem dois lagos ao sul, o Hersjoen e Oyungen. Faça um passeio pelo local com o mapa que disponibilizo no final do post. É nesse local que aparecem misteriosas luzes, que os cientistas tentam explicar faz 3 décadas, sem êxito.
As Misteriosas Luzes
Os primeiros registros de que luzes incomuns apareciam no vale de Hessdalen começaram em 1940 ou até antes.
As luzes surgem de qualquer local e em sua maioria são brancas. Sua altitude também varia. Há registros que incluem luzes vistas um pouco acima do telhado das casas, como bem altas no céu, mas a maioria é vista um pouco acima das árvores.
Elas ocorrem com maior intensidade no inverno, sendo que no verão quase não são registradas, devido a posição geográfica, no verão o local quase não tem noite, é sempre dia praticamente, com luz do sol que dificulta o registro.
As luzes foram divididas em 3 categorias:
1ª Categoria: Luzes grandes e amarelas que ficam no céu por até 2 horas!
2ª Categoria: Flashs brancos e azuis que se movimentam pelo céu rapidamente.
ª Categoria: Luzes que parecem atrair outros pontos luminosos.
As luzes apareciam esporadicamente, mas a partir de dezembro de 1981 até o verão de 1984 a coisa ficou séria. Foram registradas de 20 a 28 luzes por mês! Com isso, muitos curiosos se dirigiram ao local e ficaram de olhos atentos. A chance de ver algo sobrenatural era grande. O fato chamou a atenção de pesquisadores, que resolveram investigá-las.
O Projeto Hessdalen e a Automatic Measurement Station (AMS)
Um time de pesquisadores formados pela Norwegian Defence Research Establishment (NDRE), pela Universidade de Oslo, Universidade de Bergen e pela Universidade de Trondheim propôs em 3 de agosto de 1983 um esboço do projeto para estudar as luzes. Em 19 de novembro eles o apresentaram aos moradores do vale e na primeira quinzena de 1984, foram distribuídos para eles um formulário simples para preenchimento. O trabalho de campo começou em 21 de janeiro de 1984 e terminou em 26 de fevereiro.
Com base nos formulários dos moradores e os coletados na pesquisa de campo, o cientista Erling Strand apresentou o relatório final, que você pode ler na integra aqui!
O projeto ficou conhecido como "Projeto Hessdalen".
Depois de 1984, a quantidade de luzes vistas diminui de 20 por mês para 20 por ano, mas ainda assim aconteciam.
Em 1993 a Østfold University College resgata o projeto Hessdalen. Um grupo de estudantes da Universidade, que muda de tempos em tempos, começou o projeto ambicioso e em 1998 inauguraram a Estação de Medição Automática de Hessdalen [Automatic Measurement Station, AMS] que hoje é responsável por monitorar com câmeras e radares o vale 24 horas por dia.
Com a instalação da AMS, os radares instalados nele registraram luzes que se deslocam por mais de 30 mil quilômetros por hora!
O AMS fica sob os cuidados de uma equipe de estudantes da Østfold University College e vigia 24 o local com câmeras e radares
Local da Hessdalen AMS
Detalhe da AMS e seus pequisadores. Na torre ainda tem somente câmeras, hoje tem mais câmeras e radares.
O que são as Luzes? Algumas Explicações
Algumas luzes são facilmente explicadas como corpos astronômicos, aeronaves, faróis do carro, e miragens. Mas as que desafiam a lógica? Bem, para muitos a resposta é simples: são OVNIs! Para reforçar a teses, no topo da montanha uma placa de terra de 2 toneladas foi retirada com um corte cirúrgico. Nenhuma máquina foi usada e até hoje ninguém sabe o que ouve.
Fotografia mostra o bloco de terra de 2000 toneladas retirado cirurgicamente do chão.
Já os cientistas vem se esforçando na tentativo de solucionar o mistério e entre as teorias propostas estão:
- Um fenômeno de combustão pouco compreendido envolvendo poeira do chão do vale, que é rico no elemento químico escândio.
- Outra tem haver com o fenômeno piezoelétrico, e é muito complexa para eu explicar aqui. Nas fontes você pode ler e entender certinho.
- Recentemente foi proposta uma teoria que as luzes são formados por um conjunto macroscópio de interações coulombianas que são transformadas em plasma pela ionização do ar e pó do local! Leitores assombrados, explicação complexa que você pode ler a fundo nas fontes consultadas.
Algumas Imagens
Talvez a foto mais famosa do fenômeno.
.