sexta-feira, 15 de abril de 2016

Edifício Joelma e seus mistérios aterrorizantes

Você já imaginou um local onde coisas não tão naturais ocorreram depois de um desastre onde ninguém sabe ao certo como se iniciou? Há vários relatos de espíritos, espectros, vultos e muitas outras coisas que apareceram para funcionários e até mesmo para as pessoas as quais nem sabiam da história que tinha acontecido no local.

E é diante de todo o mistério que pode cercar um ambiente assim, que a história do Edifício Joelma se da um início.

O desastre no Edifício Joelma
Numa sexta-feira, na data de 1º de fevereiro de 1974, um incêndio em um dos prédios mais famosos da cidade de São Paulo, fez a cidade inteira parar a sua vida rotineira. Estima-se que aproximadamente 750 pessoas se distribuíram ao redor do Edifício de 25 andares para acompanhar o acontecimento.


Edifício Joelma e seus mistérios aterrorizantes

Por volta de 8:50 da manhã, um funcionário do prédio ouviu o ruído de um vidro sendo quebrado, que aparentava vir de um dos escritórios do 12º andar.

Ele indo até lá para ver o que tinha acontecido, notou que um dos aparelhos do Ar Condicionado estava começando a dar problemas e parecia que iria queimar.

Assim que o homem virou as costas afim de fazer uma ligação para o eletricista ir avaliar o Ar Condicionado, misteriosamente o aparelho começou a pegar fogo.

Depois que ele viu o incêndio começar, o funcionário foi rapidamente até o quadro de luz daquele andar para desativar a energia.

Uma vez com a energia desligada, o homem voltou para a sala com um extintor de incêndio, o fogo já estava se alastrando em meio a fiação que estava exposta na parede do escritório.

As cortinas logo foram atingidas pelo fogo, enquanto as placas inflamáveis do forro estavam começando a fazer jus ao seu nome e propagar o incêndio.  O homem tentou ferrenhamente conter o fogo, mas suas tentativas foram em vão.

Incêndio no Edifício Joelma
Como o homem não havia conseguido conter o fogo, ele subiu até o 13º andar no intuito de informar os outros funcionários do incêndio que tinha se iniciado.

Mas, quando ele voltava ao 12º andar, o dedicado servidor notou que uma fumaça extremamente densa e muito calor tinham consumido o local.

Então o incêndio que não tinha nenhum controle, tomou o prédio inteiro. Várias viagens foram feitas utilizando os elevadores no intuito de salvar as vidas que estavam no local, mas isso não pode continuar por muito tempo, pois o oxigênio logo começou um processo rápido de evasão, deixando que muitas pessoas morressem asfixiadas.

Se uma frase pode resumir a tentativa de salvar as pessoas do edifico, essa frase é “nada foi como o planejado” pois uma ascensorista, tentando ser heroica, resolveu voltar, mas o oxigênio começou a faltar e a fumaça piorou, levando ela a morte enquanto passava pelo 20º andar.

Perícia do Edifício Joelma
Edifício Joelma e seus mistérios aterrorizantesDe acordo com os fatos que a pericia apresentou, eles não conseguiram entender a causa do incêndio.


Nem mesmo um simples fato sobre as causas principais foram apresentados por falta de provas embasadas.

A única coisa que se sabe é o resultado da tragédia: A qual somou, pelo menos, 191 mortos e outras 300 pessoas feridas.

O que mais impressionou a pericia neste fato, foi que 13 pessoas, ao tentarem escapar pelo elevador, morreram carbonizadas dentro da caixa de metal, por causa da falta de ar e do alto aquecimento dentro do local, que era uma das saídas que mais foram usadas.

Nenhum dos cadáveres jamais foram identificados, pois ainda não existiam, na época, análises feitas através do DNA humano. Sendo assim, essas pobres vítimas acabaram sendo enterradas como indigentes.

Acontecimentos misteriosos no Edifício Joelma
As 13 pessoas que morreram carbonizadas dentro do elevador, ficaram conhecidas como “As 13 almas”. Há relatos de que as almas das mulheres mortas ainda continuam no local, porque vários funcionários que trabalham no prédio completamente reformado, afirmaram ter visto espectros, vultos e espíritos.


Edifício Joelma e seus mistérios aterrorizantesAs pessoas que disseram ter visto os vultos desapareceram algum tempo depois sem deixar pista alguma para onde foram.

Outras dizem que sempre quando iriam trabalhar no local e realizavam horas extras até tarde, nunca se sentiam acomodadas, pois sentiam algo as observando de perto. Como se alguém os espiasse por trás do próprio ombro.

Uma assistente do escritório de advocacia relatou ter visto um vulto de uma mulher que tinha passado no final do corredor entrando em uma sala.

Ela logo foi averiguar para ver se tinha mesmo alguém no local, mas não tinha ninguém ali, além dela mesma.Como já era tarde e o prédio já estava quase todo vazio com uma tensão aterrorizante no local, a assistente ficou apavorada.

Foi então que ela ouviu um barulho vindo da sala a qual ela tinha acabado de verificar, como se a porta estivesse abrindo e, logo em seguido, se fechado rapidamente. A mulher – corajosa, é verdade – foi ver mais uma vez se tinha alguém lá, mas nada se encontrava.

Assim que ela virou de costas, no intuito de trancar a porta, a assistente avistou um vulto que passou no começo do corredor. De acordo com ela, se parecia com uma mulher de roupa de escritório, mas uma roupa que estava gasta, enegrecida, como se houvesse sido queimada.

Edifício Joelma, o mistério continua
Edifício Joelma e seus mistérios aterrorizantesUm fato quase parecido aconteceu com um entregador que foi levar um pacote no edifício. Assim que ele estacionou seu automóvel, o homem ajudou seu servente a retirar o pacote de dentro da perua e levar até o andar que tinha feito o pedido.


No momento em que seu ajudante entrou no elevador, o homem entrou dentro da perua e ficou à espera.

Mas, ao olhar no retrovisor, ele viu que um homem estava vindo em direção a sua vã, mas ele logo notou que não estava caminhando, e sim flutuando.

Ele relatou que quando o espírito percebeu, o mesmo mudou de direção e atravessou uma parede.

O motorista saiu da perua para ver se avistava outro, porém nada foi visto. O homem começou a sentir um frio extremo depois que o espírito atravessou a parede “foi como estar no inverno”, segundo ele.

Depois que seu ajudante retornou, ele foi embora desesperado e jamais retornou para fazer entregas dentro no Edifício.

Atualmente, o Edifício Joelma recebe milhares de visitas de médiuns todos os anos, os quais sempre alegam sentir uma presença muito forte no local. Como se houvessem pessoas presas no edifício, tentando se libertar da dor e do desespero que sofreram ali.