sábado, 30 de abril de 2016

Viagens no tempo existem e acontecem o tempo todo

Viagens no tempo existem e acontecem o tempo todo

Sim, a viagem no tempo acontece a toda hora e muitas pessoas não percebem isso. A única restrição está na direção, viajamos apenas para o futuro. Você só consegue analisar o passado a partir do momento em que tem em mãos os dados e registros do mesmo.


Pode não parecer, mas a viagem no tempo também inclui uma viagem para o futuro e até mesmo o cientista Einstein consegue explicar esse fator. Tudo acontece devido a relatividade que foi descrita em 1905, ela provou que o tempo é algo muito relativo.

Antes de iniciarmos como seria possível fazer esta viagem, veja no vídeo abaixo alguns exemplos.


Como podem ver a velocidade e gravidade são as responsáveis por distorcer o tempo.  Um bom exemplo seria você pensar em algo que se movimenta rápido. Quanto mais rápido algo se move, mais devagar o tempo passa em comparação ao que está do lado externo do movimento.

Se pegarmos como referência à velocidade da luz, o tempo simplesmente para, por que a mesma é absolutamente rápida, até mesmo mais rápida do que a velocidade do som.

Para entender melhor, basta imaginar um dia de chuva com muita incidência de trovões. Primeiramente, você sempre vê o clarão da luz e, posteriormente, segundos depois vem o barulho. É um exemplo perfeito para mostrar e provar como a velocidade da luz é mais rápida do que a velocidade do som.


Se alguém andasse pelo menos a metade da velocidade da luz o tempo passaria em torno de 16% mais devagar. Você certamente está se perguntando o que isso tem a ver com a viagem no tempo.

Se você analisar as informações vai chegar à conclusão de como o tempo passa mais devagar para alguém do que para outra. Se alguém começar uma viagem velocidade próxima a da luz com certeza chegará ao futuro de uma maneira muito mais rápida.

Essa experiência já aconteceu de verdade com o cientista Sérgio Krikalev que passou 803 dias, 9 horas e 39 minutos na estação espacial internacional.  Essa estação tinha uma velocidade mais rápida e isso fez com que ele avançasse 0,02 segundos no futuro. Podemos concluir que de fato estamos realmente viajando no tempo, mas pode ser que algumas pessoas estejam indo de maneira mais rápida para a mesma direção.