quarta-feira, 18 de maio de 2016

Antártica poderia ter sido o lar de civilizações antigas

Antártica poderia ter sido o lar de civilizações antigas? Muitos especularam há décadas que o continente agora gelada foi o lar de antigas civilizações do passado


  
É possível que a Antártica tenha sido o lar de civilizações antigas? Se você pensar bem, não é improvável. Em 1929, os historiadores trouxeram um mapa antigo que mudou para sempre o nosso ponto de vista sobre civilizações antigas e as suas capacidades. O mapa de Piri-Reis, criado por um dos mais famosos oficiais turcos era um mapa perdida durante séculos, estabelecido em 1513; ele foi criado com o uso de mapas muito mais velhos que antecedem inúmeras culturas antigas. Os detalhes mais chocantes sobre o mapa era o continente da Antártica livre de gelo.

Por uma questão de fato, o mapa de Piri-Reis é tão preciso, que incluía detalhes geográficos do cume norte da Antártica, trezentos anos antes do continente ser descoberto oficialmente.

No entanto, o mapa de Piri-Reis não é o único mapa antigo que chocantemente retrata o continente agora gelada livre de gelo. Só para citar alguns, o "Oronce Fine" publicado em 1521 também inclui descrições detalhadas da Antartica quando ela estava livre de gelo. O mais intrigante é o fato de que este mapa descreve rios e lagos na Antártica, que imagens de satélite modernos confirmaram existir.

 Além disso, a maior pergunta que ninguém foi capaz de responder é: Quem realizou uma pesquisa global do nosso planeta num momento em que a Antártica era livre do gelo?

Tudo isso conduz para inúmeras teorias interessantes que se tornaram uma possibilidade nas últimas décadas.

Quando falamos sobre a Antártica, temos que entender melhor o conteudo . Com seus 14.0 milhões de quilômetros quadrados, a Antártica é o quinto maior continente em nosso planeta, e, em outras palavras, é o dobro do tamanho da Austrália. Cerca de 170 milhões de anos atrás, a Antártica fazia parte do supercontinente chamado Gondwana. Cerca de 25 milhões de anos atrás, a Antártica como a conhecemos, gradualmente se dividiu desse supercontinente.

A parte mais interessante é o fato de que a Antártica nem sempre foi gelada, e coberto de folhas de gelo. Durante sua longa história, o continente gelado era localizado mais ao norte o que permitiu um clima tropical e o florescimento da vida na Antártica. No passado distante, o local foi coberto com florestas e habitado por várias formas de vida antigas.

A ideia de que a Antártica foi florestada em um passado distante é absolutamente fascinante.

"Volte 100 milhões de anos atrás quando a Antartica estava coberta de florestas tropicais exuberantes semelhantes às que existem na Nova Zelândia de hoje", disse  o Dra. Vanessa Bowman , que trabalha com Francis na  Universidade de Leeds .


Curiosamente, uma expedição científica que teve lugar em 2016 descobriu um tesouro de fósseis na Antártica, eles descobriram mais de uma tonelada de fósseis de dinossauros de 71 milhões de anos de idade. A maioria deles pertenciam a répteis marinhos pré-históricos, pássaros e até patos que habitavam o continente agora gelada no passado distante.

De acordo com creation.com, as terras do Hemisfério Norte Árctico são bem conhecidos por suas plantas fósseis de clima quente e animais do Mesozóico e início Cenozóico da coluna geológica .

O fato é que no passado distante, a Antártica era um continente livre do gelo, e, assim como a civilização se desenvolveu em outros continentes, não é improvável que o mesmo aconteceu na Antártica. Encontrar evidências de tais civilizações seria uma tarefa extremamente difícil, já que hoje, a Antártica é composta por cerca de noventa e oito por cento de gelo, que é mais de um quilômetro de espessura. 


Segundo o professor Charles Hapgood, é muito provável que no passado distante, quando a Antártica era livre do frio, uma civilização poderia ter se desenvolvido lá. Professor Hapgood sugere que os habitantes da Antártica fugiram do continente quando desastres naturais transformaram o continente em  14 milhões de quilômetros quadrados de terreno gelado e perigoso.

Curiosamente, no último par de décadas, várias pessoas têm especulado existir construções descobertas sobre o gelo na Antártica. Muitos pesquisadores têm vindo a acreditar que há mesmo gigantes pirâmides enterradas sob camadas espessas de gelo.

Confira esses vídeos incríveis e deixe-nos saber o que você pensa sobre a possibilidade de que a Antártica foi habitada no passado distante.