quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ondas sonoras desconhecidas estão vindo de algum lugar distante !

Esta é uma das teorias que astrônomos estão usando para explicar o aparecimento de uma nova série de ‘rajadas rápidas de rádio’.

Até agora, somente 11 desses estranhos pulsos de rádio foram registrados ao redor do mundo. Algo realmente incrivel !


Os sinais mais recentes, que foram captados pelo rádio telescópio Parkes, na Austrália, incluiu uma nova rajada dupla, acompanhada por quatro disparos únicos.

O que são as rajadas rápidas de rádio?




As rajadas rápidas de rádio, de sigla em inglês FRBs (Fast Radio Blasts), são emissões de rádio que aparecem temporariamente e de forma aleatória, tornando-as não somente difíceis de encontrar, mas também de estudar.

O mistério vem do fato que não se sabe o que poderia produzir rajadas tão curtas e agudas.

Isto levou a alguns especularem que elas poderiam ser, desde estrelas colidindo, até mensagens artificialmente criadas.

As primeiras rajadas de rádio foram vistas, ou melhor ouvidas, por rádios telescópios em 2007.

Mas elas foram tão temporárias e aparentemente randômicas, que levou anos para os astrônomos concordarem que foi um mal funcionamento em um dos instrumentos do telescópio.

Emily Petroff, da Universidade de Swinburne, que ajudou a descobrir estes pulsos, sugeriu que este padrão possa levar a para uma importante descoberta.

Ela escreveu numa mensagem do Twitter: “Não tenho a mínima ideia do que possa estar acontecendo, mas sabemos que definitivamente é algo legal.”


O mistério vem do fato que não se sabe o que poderia produzir rajadas tão curtas e agudas.  Isto levou a alguns cientistas especulares que poderiam ser qualquer coisa, desde estrelas colidindo, até mensagens artificialmente criadas.  Os cientistas acreditam que elas originaram a vários bilhões de anos luz além da Via Láctea.

Esta última descoberta, que foi reportada no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, deixou os astrônomos empolgados, porque ela possui um perfil claro de dois componentes.  Eles dizem que as rajadas foram separadas por 2,4 milisegundos.

A equipe adicionou: “Muitos dos modelos propostos para explicar as rajadas usam um evento único de alta energia, envolvendo objetos compactos ( tal como a união de estrelas de neutrônio), e assim não podem facilmente explicar rajadas de dois componentes”.

“Muitos sinais anormais do espaço nos incentiva a imaginar se são provenientes de alguma civilização alienígena” disse Nigel Watson, autor do UFO Investigations Manual.  “Já que este sinal parece ser tão elusivo e difícil de interpretar, então ele deverá ser um candidato para maiores análises.  Seria fantástico se este fosse um sinal de alienígenas, pois o conhecimento de que não estamos sós no Universo teria um impacto dramático em nossa percepção de nosso lugar no esquema das coisas.”

Por agora, porém, as rajadas permanecem um mistério.

Serão necessários maiores estudos e observações no futuro para verdadeiramente determinar de onde elas vêm, e o que estas as causando. Até então, é difícil descartar qualquer teoria em particular.