sábado, 4 de junho de 2016

Qual seria a sensação de morrer? Paciente que acredita ter “morrido duas vezes” conta sua experiência

Qual seria a sensação de morrer? Paciente que acredita ter “morrido duas vezes” conta sua experiência


Um usuário do Reddit, que afirmou ter passado pela experiência por duas vezes, relatou as sensações experimentadas

Um homem de 22 anos alega que passou pela experiência duas vezes e contou a história através do Reddit, um site de publicações sociais. Conhecido pelo nome de usuário @rOOtdude, ele afirma que na primeira vez, seu corpo “desligou” completamente devido às fortes dores e danos físicos causados por um acidente de moto.

A “segunda morte” aconteceu em consequência do que causou a primeira. Segundo ele, quando recebeu muitos analgésicos após a cirurgia, a dor, juntamente com a presença da grande quantidade dos fármacos, fez com que o seu pulso desacelerasse e caísse para 10 batimentos por minuto (bpm) e seu sistema respiratório falhasse.

Relatando sua história no site, o jovem se ofereceu para responder algumas perguntas dos outros usuários em relação às “experiências de morte”, e como era de se esperar, a sua história chamou muita atenção.

Questionado por uma das usuárias sobre ele ter experimentando alguma reação mental quando seu corpo estava “desligado”, ele respondeu: “eu descreveria o momento como quando você tira um cochilo, uma pequena sesta sem sonho, você acorda e tem a impressão de que dormiu por um longo tempo, mas na verdade só se passaram 15 minutos”, escreveu. “Além disso, eu estava extremamente exausto quando ‘voltei à vida’, parecia que tinha esgotado toda a energia que estava em meu corpo”, completou.

O jovem ainda afirma que nunca saberia o que tinha acontecido se os médicos não dissessem: “Você morreu por dois minutos”. Como ateu, sua experiência não o fez temer nada. “Eu não vi absolutamente nada, nenhum sonho, nenhuma luz. Nada. Imaginem estar em um lugar completamente escuro. Essa foi a sensação que eu experimentei”, disse ele. “Eu sei que soa deprimente, que quando você morra não aconteça absolutamente nada, que você simplesmente desapareça”. O jovem também conta que as experiências o fizeram temer menos a morte.

No entanto, a sua experiência parece contradizer as conclusões de um estudo sobre vida após a morte, realizado por pesquisadores da Universidade de Southhampton, na Inglaterra, em 2014 e publicado pela revista Resuscitation. O estudo examinou mais 2 mil casos de parada cardíaca e descobriu que 40% dos pacientes, que tinham sido reavivados, haviam experimentando algum tipo de consciência durante o período que foram considerados clinicamente mortos. Um dos homens ainda foi capaz de descrever com precisão o que tinha acontecido no ambiente enquanto estava “inconsciente”