terça-feira, 13 de setembro de 2016

Lugares assombrados no Rio Grande do Sul


Os lugares mais assombrados do Rio Grande do Sul
Começamos a nossa viagem pelos lugares mais assombrados do Brasil com o Estado do Rio Grande do Sul. O Estado é rico em histórias e “causos” de assombrações, por isso selecionar apenas alguns lugares foi uma tarefa difícil.

Caso tenha algum local que não foi citado deixe sua sugestão nos comentários ou envie sua história através da guia “ENVIE SEU RELATO” no canto superior do blog.


O fantasma de Bento Gonçalves
Local: Triunfo
Bento Gonçalves foi um dos lideres da Revolução Farroupilha que buscava a independência do Rio Grande do Sul do Império do Brasil.

Ele morreu em 1847 e seus restos mortais estão em um monumento túmulo na Praça Tamandaré no município de Rio Grande, porém pelo menos o que dizem as lendas, o espírito do combatente não conseguiu se livrar das lembranças de sua vida e assombra a casa onde nasceu na cidade de Triunfo-RS.

O local foi convertido em um museu com vários artefatos da Guerra dos Farrapos. Vários turistas que visitaram a antiga casa dizem ter avistado fantasmas do próprio Bento Gonçalves e de combatentes que morreram durante a guerra.


O programa Visão Paranormal visitou o local, onde supostamente gravaram um fuzil se mexendo e atingindo as costas de uma mulher. 


Os Fantasmas da Casa do Morro
Local: Cruzeiro do Sul
Na cidade de Cruzeiro do Sul existe um local que muitos dizem ser assombrado, a fama do local é tão grande que já foi até um dos temas do livro Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul.


A casa foi construída em 1873 pelo Ten. Cel. Azambuja e atualmente se encontra abandonada, pois muitos dos antigos moradores relataram terem tidos experiências sobrenaturais na casa. Ruídos estranhos, pessoas e aparições avistadas no local aumentam o temor e a lenda sobre a propriedade ser assombrada.

O local foi fruto de uma matéria mais completa pelo nosso blog parceiro Noite Sinistra que visitou a casa, tirou fotos e deu mais detalhes sobre toda as histórias e as assombrações que dizem por lá aparecer.


Igreja Nossa Senhora das Dores
Local: Porto Alegre
Apesar da igreja ser um território santo, esta tem uma particularidade devido a história do local. A igreja foi construída por escravos há mais de cem anos , em frente onde eram realizados as execuções dos condenados a morte por enforcamento.

 Durante o século 19 ali se encontrava a forca municipal onde vários mortes ocorreram, talvez por isso, várias sombras e vultos são vistos principalmente durante a noite.


Dizem até que o espirito de um escravo, injustamente executado, amaldiçoou o local e que costuma assombrar quem se aventura a passar pelo local durante a noite....


O Castelinho do Alto da Bronze
Local: Porto Alegre 
No centro de Porto Alegre existe uma construção inusitada entre as ruas Vasco Alves e Fernando Machado.


Trata-se de um castelo construído, segundo a historia local, em homenagem a uma paixão vivida por Carlos Eurico Gomes. Dizem que a paixão era tão grande que ele manteve sua esposa por quatro anos sob uma vigilância rígida, a impedindo até de se aproximar das janelas do prédio....

O casamento se acabou e a garota acabou deixando seu marido.

Dizem que após permanecer tantos anos desabitado a construção se tornou assombrada, fazendo muitas pessoas evitarem de passar pelo local durante a noite... Talvez impressionados com a arquitetura medieval, mas alguns juram ouvir lamentos e barulhos de correntes vindo de dentro do castelo durante a noite....

Verdade ou apenas uma lenda urbana?


Fantasmas no Museu Júlio de Castilhos
Local: Porto Alegre 

O casarão do Museu Júlio de Castilhos, na Rua Duque de Caxias, nº 1231, foi construído em 1887 para servir de moradia ao Coronel Augusto Santos Roxo, no entanto, adquirido pela Comissão Executiva do Partido Republicano Rio-grandense (PRR), o prédio acabou sendo doado a Júlio de Castilhos que ali viveu com sua esposa, Honorina, e seus seis filhos.

A Fama de mal assombrado ocorreu após ocorrer duas mortes trágicas nas dependências do Museu Júlio de Castilhos - a de Júlio de Castilhos, em 1903, vítima de uma cirurgia, realizada em seu próprio quarto, para a retirada de um tumor; e a de sua esposa, Honorina, em 1905, que, inconformada com a morte do marido, se suicidou num dos aposentos da casa.


Com a abertura do museu a visitantes , cada vez mais relatos aparecem atestando a visão de fantasmas, figuras e sombras escuras circulando pelo local. Até mesmo os funcionários narram experiências assustadoras, certa vez um vigilante noturno pediu demissão apavorado por ver figuras aterrorizantes durante a noite.

Para reforçar a fama de assombrado o local anteriormente a construção do museu teria sido feita sobre o primeiro cemitério da cidade e até hoje os ossos estariam enterrados por lá.


Lendas e Mitos da Lagoa dos Barros 
Local: Osório e Santo Antônio da Patrulha
A Lagoa dos Barros também possui fama de assombrada. Dizem que em 1940 um homem matou sua noiva e jogou seu corpo na lagoa amarrado em uma pedra.

Desde então moradores dizem ver uma mulher de branco andando perto da lagoa ou próximo a estrada que sempre some misteriosamente. Dizem que a alma penada da moça anda a procura do noivo que a matou assustando todos que a veem pelo local durante a noite.

Outra lenda que é difundida pelos moradores da região diz que um barco iluminado aparece nas noites escuras, navegando pelo lago e também sobre padres que aparecem em suas margens.

Será a lagoa realmente assombrada?



Casa assombrada em Novo Hamburgo
Local: Novo Hamburgo 
Esta noticia foi vinculada no jornal Zero Hora, publicação de bastante destaque na região.
Segundo a história relatada uma família teve que fugir da casa que habitava pelo fato da casa ser assombrada. Segundo a família era comum ver crucifixos se quebrarem, facas voarem e armários despencarem ao chão sem motivos aparentes.

A família narra que no inicio pensou ser uma brincadeira de seus filhos, porém com o tempo foram ficando apavorados e também dizem terem ouvido gemidos e sombras estranhas. A casa de madeira fica localizado na Rua Quarai no bairro boa vista.