segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Buraco Negro foi flagrado engolindo um planeta inteiro pela primeira vez

Buraco Negro foi flagrado engolindo um planeta inteiro 


 Você provavelmente sabe que existem várias galaxias no nosso universo, e todas tem um buraco negro central, considerado o mais ‘poderoso’, e a galaxia NGC 4845 não é diferente, com tudo, este buraco negro parecia adormecido durante as últimas décadas, por não demonstrar atividades.
Mas tudo mudou, quando recentemente cientistas perceberam que o buraco negro estava prestes a lanchar um planeta, sendo este maior que Júpiter.

“A OBSERVAÇÃO FOI COMPLETAMENTE INESPERADA PARA UMA GALÁXIA QUE APARENTAVA TRANQUILIDADE POR PELO MENOS 20 A 30 ANOS”, DISSE O PRINCIPAL AUTOR DO ESTUDO, MAREK NIKOLAJUK.


Tão inesperada, que os cientistas nem estavam olhando para esta galaxia quando fizeram a nova descoberta! Eles estavam usando a tecnologia ESA (agencia espacial europeia) para analisar outra galaxia, mas a NGC 4845, a 47 milhões de anos-luz de distância da Terra, estava em seu campo de visão. Foi quando os cientistas notaram que estavam saindo chamas de raios-X brilhantes vindos da galaxia, então rapidamente voltara seus olhares para ela, a tempo de conseguir registrar esse fenômeno raro.
Quando algo é sugado para dentro do buraco negro, o calor e pressão deste evento faz com que toda matéria, seja de estrela ou planeta, seja transformada em gás de alta energia.
Cientistas examinaram o acontecimento, e conseguiram determinar que a massa deste planeta é de 14 a 30 vezes maior que Júpiter.

“Esta é a primeira vez que vimos a desintegração de um objeto subestelar por um buraco negro”, disse o pesquisador Roland Walter. “Estimamos que somente suas camadas externas foram comidas, ou cerca de 10% da massa total do objeto, e que um núcleo denso foi deixado em órbita no buraco negro”