sábado, 23 de janeiro de 2016

O choro de Banshee e sua lenda

Uma coisa é fato: todos os lugares do mundo têm as suas lendas e suas histórias sinistras e misteriosas e com a Irlanda não seria diferente.

O choro de Banshee e sua lenda

O que acontece é que a Irlanda possuo uma grande riqueza no que diz respeito a tradições mitológicas graças ao fato de serem descendentes dos povos celtas.

Pensando nisso esse artigo trará para você uma das principais histórias sobrenaturais que povoam o imaginário do povo irlandês e que vêm aos poucos ganhando o mundo.

Continue lendo esse texto e descubra mais sobre o choro de Banshee.

O choro de Banshee e seu poder
“Fada mulher” é exatamente o que significa o termo do irlandês arcaico Banshee pois é exatamente a forma que assume o tal espirito, personagem principal desse artigo.


A verdade é que se trata de um lado da família das fadas um pouco diferente daquele que retratam a maioria dor filmes que falam do assunto, ou seja, trata-se de um lado mais obscuro desses seres encantados.

Pois bem, para entender melhor sobre o choro de Banshee é preciso entender também que na Irlanda existe a crença de que quando uma pessoa possui o dom da música ela é protegida e guardada por espíritos.

Por isso então existe o espírito da vida que é como se fosse uma representação do bem e o espirito da maldição que é o portador da má sorte e também da morte.

Então resumindo Banshee nada mais é do que o espirito de uma mulher que tem o poder de se transformar em uma fada que possui uma imagem tão assustadora quanto o seu grito que, de tão alto, é capaz de ensurdecer as pessoas e até mesmo quebrar vidros.

Por isso então que ver uma Banshee é um sinônimo de má sorte e normalmente profetiza a morte de alguém sendo possível estabelecer os dias de vida que a pessoa ainda tinha de acordo com a quantidade de gritos proferidos pela fada. Assim sendo se a pessoa ouvisse apenas um grito era sinal de que morreria ainda naquela mesma noite.

A característica desse grito é que ele poderia ser escutado à grandes distâncias e se assemelharia ao vento com um tom extremamente melancólico bem similar ao da voz humana.

O fato é que nem todas as pessoas poderiam ter a sua morte profetizada por um Banshee, apenas aquelas pessoas descendentes dos povos Celta.

Além disso cada Banshee é responsável por uma das principais famílias da Irlanda e só podem lamentar a morte dos membros de 5 tradicionais famílias irlandesas, as maiores que são: os Kavanaghs, os O’Gradys, os O’Briens, os O’Connors e os O’Neills

A forma como apareciam também não era um padrão e poderiam se apresentar como uma moça jovem, uma mulher de meia idade ou uma mulher mal vestida sempre representando a forma de alguma deusa Celta.

Também era possível que as Banshees se apresentassem em forma de animais importantes para a cultura do povo Celta como corvos e lebres.

A outra forma pela qual as Banshees poderiam aparecer era como lavadeiras, lavando roupas ensanguentadas representando que o avisado morreria bem em breve.

Não importando qual fosse a forma escolhida algumas características eram específicas de uma Banshee tais como o rosto pálido, sombrio e magro, ar de mistério e cabelos negros ou ruivos esvoaçantes.

O choro Banshee e suas previsões


Ao longo da história Celta vários foram os relatos de anúncios feitos pelas Banshees a respeito da morte de diversas pessoas. O mais conhecido desses casos foi o do Rei James que profetizou sua morte pelas mãos do Conde de Atholl através de um sussurro no seu ouvido.

Depois da morte doa avisados as Banshees então tomavam forma de mulher e iam presencias seus enterros pois isso fazia parte de suas funções.

Então, sinistra essa história sobre o choro Bansheenão é mesmo? Você acredita na existência das Banshees e no poder que elas possuem segundo a lenda?

Bem, se você não é descendente celta realmente não precisa temer. Caso você seja descendente e ouça um grito aterrorizante de uma delas não fique para presenciar a cena.